segunda-feira, 18 de junho de 2012

Reutilização Janela Veneziana - Horta


Depois de conhecer o blog da querida Vero do blog Além da Rua Atelier, aliás a principal responsável por este post, fiquei apaixonada por janelas de demolição e já algum tempo tenho sonhado em encontrar  alguma.
Mas um belo dia há alguns  meses, levando meu filho para a aula de vôlei, me deparei com uma construção com várias janelas descartadas. Fiquei estática e quando pensei que conseguiria pensar, não pensei: logo o pedido “posso levar”, saiu da minha boca automaticamente para o primeiro pedreiro que eu vi..., resumindo voltei pra casa com 5 janelas.
Na mesma semana e na minha rua, encontramos:   2 janelas venezianas e  2 janelas  de demolição. E na  mesma construção mais descarte:   4 venezianas das grandes e altas. Não tive dúvidas:  a Lei da Atração estava agindo....aquisições lixísticas era a palavra de ordem!
Bom, depois de todas serem avaliadas pelo maridão tivemos que descartar duas, visto que existiam alguns moradores , os famosos carunchos e não tinha como reaproveitá-las.
No total restaram 11 janelas, pois é, nem eu imaginava no melhor dos sonhos que conseguiria tanta janela assim...
Contabilizando  e  idealizando  seus destinos...
(1)  veneziana : para minha horta
(2)  janelas:  decoração da minha  sala
(2)  janelas:  presente para minha irmã
(1)  janela:  decoração do meu quarto
(1)  janela: decoração área externa
(4 ) venezianas: ainda não decidido: poderá ser banco, biombo, porta treco , prateleira, existem várias opções...
O mais difícil foi decidir onde colocar, como decorar, etc. Mas a Vero como sempre um amor,  me ajudou indicando vários blogs e depois de muita pesquisa, conseguimos terminar duas janelas. Com participação mais que especial do maridão que lixou, pregou, pendurou, plantou, etc..., hoje vou mostrar :
A Veneziana, nossa 1ª. Horta!
O lugar mais indicado:  A lavanderia onde bate sol na parte da manhã e fica perto da cozinha..
Aproveitamos  os ganchos que eram do varal para pendurar a janela com sisal, ou seja, nem precisamos furar a parede.
Para fixar as latinhas e funis, foram utilizadas abraçadeira de nylon. Para a identificação da horta reutilizei rolhas e as ferramentas de jardinagem, um mimo a parte,  foi colocada na lateral com preguinhos para facilitar o manuseio quando necessário.

 
Ela era  assim e ficou assim mesmo. Não mexemos na pintura, somente lixamos para acertar pequenas imperfeições

 
Foi pregado 3 madeiras com mão francesa abaixo da janela para colocação de uma floreira – idéia do marido, adorei!


Como um bom mineiro,  marido ama manteiga e eu as latinhas... e assim nasceu a salsinha


A hortelã

 
Nunca tinha prestado atenção em funil, pois bem, eu tinha 3 iguais que ganhei em uma promoção... O que fazer com tanto funil? Encontrei a resposta e assim nasceu o alecrim

O bálsamo

 
O manjericão

Com direito a delicadeza da flor do manjericão, que  possui uma energia que transformada em essência floral, alivia o estresse e desperta pensamentos positivos de adequação e harmonia...

Na floreira participação da minha sogra que plantou: salsinha, tomilho e + manjericão 





 
Amei nossa 1ª. Horta, é muito especial, pois além de decorar e reutilizar vários materiais como: janela, latinhas, rolhas, madeira e até o funil...rsrsrs, teremos vários benefícios positivos para nossa saúde!
Espero que inspirem-se!
 Beijos
Patrícia



Eu participo do Mural da Fabi, do Reciclar e Decorar
 










34 comentários:

  1. Linda horta, amo temperos frescos em casa e sempre a mão. E sua ideia deixe tudo mais prático. Bjus, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rose, obrigada, era um sonho ter uma horta e estou feliz!
      bjs

      Excluir
  2. Ficou uma graça ainda mais o funil e as latinhas, poxa vida vi uma janela desta na rua e nem peguei!!

    se vc fez uma comemoração do dia dos namorados e fotografou, se quiser mostrar no meu blog é só mandar um e-mail para gelia1411@hotmail.com.


    Beijos...

    Gélia Carvalho

    ResponderExcluir
  3. Paty, que lindaaa,adorei,Parabéns...
    Adorei o funil, as latinhas,muito cute.
    Besitos

    ResponderExcluir
  4. Paty querida, to chorando de emoção aqui, que coisa mais lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!
    Sabe, é como se um pedacinho meu estivesse aí, nossa, é muita emoção.
    A cor está linda, o modo como vocês penduraram, a prateleira e a horta, a latinha, as coisinhas, apaixonei!!!
    Paty, obrigada por tanto carinho, e continue, daí só saem coisas mará!!!
    Dê parabéns pro marido também, que te ajuda e apóia!
    To muito feliz!!!
    Beijosssssssssssssss
    Vero

    ResponderExcluir
  5. Perfeito,tb sonho encontrar uma janelinha destas, rsrsrs, ficou linda a tua hortinha.
    Bjs,
    Rai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá obrigada, acredite um dia vc. acha!
      bjs

      Excluir
  6. Ficou lindo mesmo!
    Adorei!
    Adorei o funil como vasinho!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Que lindo! Parabéns!!! Ficou show! bjaum!

    ResponderExcluir
  8. Olá Gélia,
    Pois é, eu tbm. nunca tinha encontrado , mas qdo. vi , peguei na hora... rsrsr Já vi pra vender em casas de móveis usados por r$ 10,00, acredita? Mas bom mesmo é encontrá-las e não ter custo nenhum.
    Então no dia dos namorados jantamos fora...não tiramos fotos... fica pra próxima...rsrs aliás visitei seu blog e vi sua comemoração linda d+, Parabéns!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Vero, obrigada você, por ter nos inspirado! Semana que vem tem mais!

    bjs no coração
    Paty

    ResponderExcluir
  10. Amei!!!
    Ficou Lindo!!!
    Adorei o vasinho de Hortelã. Vc é muito criativa.
    Acabei de fazer uma postagem de um Lanchinho Simples.

    Beijos no seu coração
    Andrea

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pelo carinho

    Beijos
    Andrea

    ResponderExcluir
  12. Oi Patricia,encantador seu cantinho.Olha tõ doida pra encontrar uma janela pra chamar de 'minha',rsss.Amei a tua , ficou lindona !
    Bjim!
    http://casascoisaseoutros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Está Ótima....amei esta hortinha....Vou mexer com minhas plantinhas semana que vem!! Obrigada pelo comentário lá no post do casamento...muita gente diz que o Davi parece um anjinho mesmo...espero que ele se pareça com um anjo por dentro também...principalmente quando crescer!! Beijus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era um sonho ter uma horta, o melhor é colher tudo fresquinho... hj. mesmo fiz caldinho de feijão com bastante salsinha...adoramos! Seu filho é lindo , lembra muito o meu nesta idade....saudades!

      bjs e ótima semana pra vc!

      Paty

      Excluir
  14. Olá Patrícia.
    Que benção!!!!! 11 janelas. Menina, isso não é "Lei da atração" está mais para ganhar na mega sena do lixão. rsrsrs. Essa horta ficou linda. Parabéns para o casal!
    Querida, deixo um abraço e lhe desejo um fim de semana cheio de inspirações para curtir muito suas artes e as janelas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Maria, estou adorando reutilizar e decorar minha casa... Hoje mostrei mais duas...

      bjs e ótimo fim de semana
      Paty

      Excluir
  15. OI, Patrícia
    Nossa, maravilha!! Essa lei da atração, renderá bons frutos e já começou bem mesmo. Adorei sua hortinha, perfeita!!
    Quero ver suas artes com o resto...

    mil bjos, gata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sheyla obrigada! Hoje postei 2 janelas que decoram minha sala!

      bjs e ótima semana
      Paty

      Excluir
  16. Nossa, Patrícia! Que demais essa idéia!...menina, é tanta idéia boa junta...rsrs
    Amei a veneziana assim rústica, parece pátina, ficou lindíssima. As idéias dos funis...as prateleiras, a latinha da manteiga (também amo!), ficou tudo perfeito, parabéns à vc e o maridão prendado!! Bjossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Wilma, que bom que gostou, adoro materiais rústicos...maridão tá feliz tbm. !

      obrigada pelo carinho
      bjs
      Paty

      Excluir
  17. Adorei seu blog
    te convido pra conhecer o meu e ser minha seguidora
    www.coisasdeluetal.blogspot.com
    Te espero!!!
    Luciana Campos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luciana, seja bem vida, vou te visitar sim com certeza! bjs
      Paty

      Excluir
  18. Oi Patricia, nossa não tenho nem o que falar sobre as suas janelas, simplesmente fiquei encantada com todas! Vc nem sabe, sou apaixonada por janelas de demolição e foram os primeiros trabalhos que me deram coragem para eu montar meu blog, mas estas suas olha...superaram todas as que fiz e que ja vi...adorei muito seu trabalho e a flor de cetim ficou tudo!Parabéns por encantar e inspirar pois com certeza hj me deu vontade de fazer mais uma janela...rs! bjs do tamanho de suas inspirações!
    Ana
    http://vidacacarecosereciclagens.bçlogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana,
      Fico muito feliz que gostou..... Foi realmente um dos trabalhos de reutilização que mais estou gostando de fazer...pensar e repensar em cada detalhe... é muito prazeroso...rsrsr Obrigada e volte sempre tá? Na segunda vou postar a janela da área externa, falta pouco para terminar..bjs

      Paty

      Excluir
  19. A janela ficou encantadora com a pequena horta. Gostei muito da prateleira para a jardineira e dos suportes das ferramentas que vocês criaram. A utilização dos funis também foi uma boa idéia.
    Bj...Bj
    artemadeiraevida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Inês,
      eu estava passeando no seu blog e vi a forração das caixas, ficaram lindas! Eu fiz algumas para o ateliê tbm. e concordo com vc. iriam para o lixo... com um, tecidinho fofo, podemos aproveitar na organização.
      Adoro!

      bjs e seja sempre bem vinda

      Excluir
  20. Patrícia vc comentou da sua horta e vim correndo conferir é linda, linda...tb amo janelas, portas e afins de demolição e tb tinha um sonho de um dia encontrar uma para mim até que um dia aconteceu algo bem parecido do que houve contigo....kkk...realização, mas ainda estou com duas aqui pré preparadas esperando os finalmente e a 3 fiz um suporte para minhas bijus. ...

    bjs
    Edi

    http://meuladoarteiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Esqueci de comentar que amei a ideia das rolhas............pq não pensei nisso antes????????????...kkk

      Excluir

Olá, seja bem vinda!
Fico feliz que veio me visitar e deixou seu comentário!

Nota:

Todas as fotos postadas no blog (com exceção das produzidas pela FUXICANDO IDÉIAS ) foram pesquisadas, copiadas da internet e mencionadas suas fontes. Caso você detenha direito autoral sobre alguma delas, entre em contato para colocarmos os devidos créditos. Obrigada! Follow Me on Pinterest Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Follow my blog with Bloglovin
Subir