quarta-feira, 19 de junho de 2013

Manifeste a Educação! Começa em Casa...



Imagem

Boa tarde Flores

 Apesar da causa ser nobre, na verdade estou indignada com o que tem acontecido nas manifestações, principalmente pelas pessoas que estão saindo prejudicadas.
Mas  gostaria de  perguntar uma coisa á vocês:
Vocês falam com seus filhos, sobrinhos ou amigos sobre direitos e como lutar por eles?
Pois é... até então eu não tinha falado sobre isso com meu filho, até ele se interessar pelo que anda acontecendo nos últimos dias.
 Por alguns instantes ele trocou o vídeo game pelos vídeos das manifestações na internet.
Esse assunto rendeu ontem aqui em casa, meu filho que tem 13 anos, daqui a três anos já vai votar  e foi por aí  que a conversa começou.
A escola pública que meu filho estuda logo vai entrar de férias e nem sequer eles tocaram no assunto. Uma pena, pois seria  uma ótima oportunidade dos professores conversarem com os alunos e falar sobre democracia e liberdade de expressão.
Brigar por um direito, questionar, discutir é sempre válido, mas o que mais nos assusta  é como esses jovens tem escolhido a forma de brigar por seus direitos.
Sair às ruas e manifestar sua indignação seja por qual motivo for, é válido com certeza, mas a uma minoria que lidera com violência e vandalismo tem ofuscado a causa.
Foi difícil explicar sobre liberdade de expressão e democracia rssr, pois a teoria e a prática estão distantes.
Mesmo que seja difícil, ensinar e conversar com seu filho nesse momento  é muito importante e foi isso que eu e meu marido fizemos.
Estamos orgulhosos dele, por prestar atenção e vir questionar o que tem acontecido, e o melhor entender e fazer a parte dele, estudar e continuar sonhando para fazer uma história diferente como um futuro cidadão.
Que sejamos responsáveis pela educação dentro de casa.


Beijos
Patrícia


23 comentários:

  1. Pathy,

    Aqui na Espanha também estamos vivendo essa fase de greves e protestos e as vezes é difícil falar disso com os filhos mesmo.
    Os menores aqui explico de uma forma que entendam, o Dani ( 11 anos), esse ano estudou sobre cidadania, ditadura, formaçao de partidos de direita, de esquerda, e já entende mais que a Maria.
    Meu mais velho vota, e com 19 anos, ouve as queixas dos professores ,( que assim como todos os funcionários públicos ficaram sem pagamento de Natal até 2015) mas nao se mete em protestos, alguns amigos dele vao pela farra.
    AQui na minha cidade é mais tranquilo, mas em Madri, a coisa tá igual no Brasil, com muita violència e vandalismo, que nao levam a lugar nenhum.

    Besitos

    ResponderExcluir
  2. Oi Paty, eu concordo com vc, já faz um tempinho que converso com a Rafaela sobre isso, indignada com o vandalismo! mas apoio a causa tb.

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  3. Nossa, falou e disse! Que bom que o Mi esteja se interessando, querendo entender o que se passa. Que orgulho dele e de vcs como pais. Parabéns.
    Beijoooooooooo

    ResponderExcluir
  4. Oi Paty! O Leandro me perguntou também o que está acontecendo e eu expliquei. Disse também que os vandalismos e assaltos são obras de baderneiros e não da maioria dos manifestantes. Apoio a causa e se tiver no final de semana, provavelmente vamos as ruas também protestar por um futuro melhor para esse país. Só espero que todas as passeatas e mobilizações consigam mudar alguma coisa e pra melhor.

    Bjs

    Kaku

    ResponderExcluir
  5. Oi Patricia, é a Vi, acho muito difícil educar filhos, pois ensinar o certo do errado nos dias atuais é complicado, por exemplo, fazer passeatas, reivindicar, é super valido, mas não deveria ser garantido o direito de ir e vir das demais pessoas que não desejam participar, ou todas são obrigadas a participar?
    Ensinar nossos filhos a pensar é muito importante para não ser manipulado amanhã, e só ensinamos a pensar quando destrinchamos um assunto de todas maneiras possíveis, analisando todos os ângulos de uma questão.
    Acho que certas assuntos são essenciais que os pais tomem dianteira e expliquem aos seus filhos, pois o que mais tem nas escolas são professores que são partidários, portanto não poderiam dar uma interpretação imparcial dos fatos.
    Graças a Deus, foram meus pais que me deram toda base politica que tenho.
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
  6. Olá Paty,
    Adorei saber que vc está conversando com seu filho sobre direitos.Se nós tivéssemos mais conversas em casa muitos cidadãos não teriam ficados quietos durante tanto tempo.Eu sou totalmente a favor dos protestos,não do vandalismo,isso é canalhice de pessoas que vão esculhambar o movimento.
    Xerooo

    ResponderExcluir
  7. Super importante mesmo conversar e explicar aos pequenos sobre o que está acontecendo e porque isto está acontecendo!
    Eu tenho muita vontade de sair às ruas, como foi as 'caras pintadas' na minha adolescência, mas o medo desta minoria de vândalos pesa mais, infelizmente.
    Bjns, e super obrigada pelo carinho de sempre... especialmente ontem, viu!
    :)

    ResponderExcluir
  8. Patricia concuerdo con usted la educación comienza en nuestras casas, y somos los padres los encargados de llevarla

    ResponderExcluir
  9. paty parabens, como os meninos e agora com edu nós sempre deixamos bem a vontade para perguntar nunca chegamos para um assunto,sempre foi por conta deles até mesmo agora com edu que vive no meio de conversas de adulto tudo ele pergunta e respondemos com uma linguagem para sua idade...mais é assim mesmo,vejo minha filha que é professora de duas nacionalidades diferentes ela sofre, pois tem que saber do BRASIL e do EUA,pois a garotada quer saber mesmo e os pais , ah!os pais estão sem tempo.
    beijocas,fique em paz.
    PARABENS.

    ResponderExcluir
  10. Oi Patricia...
    Em primeiro lugar, obrigada pela visita e carinho lá na casinha... Concordo com você plenamente, procuro passar para as minhas filhas, nossos valores e direitos... porém sem agredir ou prejudicar o próximo... Agora seu cantinho é uma delicia... viajei bastante por aqui (kkk).
    Beijos uma ótima quinta para você tb...
    Thais

    ResponderExcluir
  11. Oi Amiga
    Você tem toda razão
    precisamos conversar com os nossos filhos
    sobre diversos assuntos
    Te admiro muito!!!

    Beijos no seu Coração
    Andrea

    ResponderExcluir
  12. Oi, Paty! Parabéns pelo post!!!
    Uma pena mesmo as escolas não estarem abordando o assunto, já ouvi outras mães dizendo isso! Eu ainda não tenho filhos, mas se tivesse teria a mesma postura que você teve com o seu. Cada família fazendo sua parte, a próxima geração vai longe!!!
    Bjs,
    Glaucia

    ResponderExcluir
  13. Bom dia...
    Vim agradecer a sua visita...
    Você viu as fotos...aqui é frio pra caramba, hoje está pior que ontem e a previsão é para mais frio...a nossa sorte é o fogão a lenha e um bom chimarrão...

    Bjão e boa quinta.
    Marcela

    ResponderExcluir
  14. Oi Paty, menina estamos vivendo um momento muito importante, mas infelizmente sempre tem uns que aproveitam pra fazer coisa errada, concordo com a manifestação, mas seria muito melhor sem o vandalismo que vem junto. Você fez muito bem em conversar com seu filho.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  15. Temos que ir a luta pelos nossos direitos e perdemos a razão com depredamos locais públicos e privados.
    Big Beijos
    Lulu
    http://luluonthesky.blogspot.com.br
    Obs: Já se inscreveu no nosso sorteio ?

    ResponderExcluir
  16. Oi Paty,
    Que legal!
    Aqui em casa falamos muito de direito, mas também muito de deveres!!!
    Muita gente que luta por direitos esquece dos seus deveres!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi Paty!
    Ainda não tenho filhos, mas com certeza este será um assunto sobre o qual conversaremos muito quando formos pais! Acho importantíssimo, afinal de contas, muito do que aprendemos sobre a vida aprendemos observando nossas referências em casa, que na grande maioria das vezes são os pais!
    Você está de parabéns por tomar essa iniciativa com seu filho, com certeza contribuirá muito para a formação dele como cidadão consciente de seus direitos e deveres!

    Beijinhos e boa quinta-feira!

    ResponderExcluir
  18. Oi Paty!

    Eu explico sim! Converso muito com as crianças sobre tudo mesmo eles sendo pequenos. Acredito q se tudo for conversado desde pequeno o dialogo se torna natural e sempre teremos altos papos!!
    Para eles não foi muito fácil explicar mas com 3 e 6 anos é assim mesmo né! A minha pequena viu na tv os quebra - quebra e disse q feio né mãe, coisa de bandido estragar as coisas rsrsrs Que bom q ela sabe q é feio né!
    Beijos
    Taís :)

    ResponderExcluir
  19. Oi, Patrícia! Concordo plenamente com você. Creio que uma coisa é lutar, protestar pelos nossos direitos e até concordo pelo confronto com a policia, mas não posso concordar com destruição do patrimônio público e muito menos com destruição do patrimônio de outras pessoas que nem tem nada a ver com os protestos! Sou muito a favor dos protestos, mas fiquei indignada com a minoria que destruíram e saquearam algumas casas comerciais e outras coisas, aí não! Não concordo mesmo!! Bjossss

    ResponderExcluir
  20. Oi querida!
    Cá em casa sempre conversamos, falamos sobre todos os assuntos de acordo com a idade...
    Mas foi interessante partir de seu filhote o interesse pelo novo momento, mostra que ele está atento ao novo tempo...
    e os jovens é que vão transformar a nação.
    Um bejim pra você!

    ResponderExcluir
  21. É, Kerstin e eu temos conversado muito tb. É ma pena q minorias se rebelem de forma equivocada. Mas estava na hora de se dar um basta, né? E é bom ver os filhos refletindo a respeito e precisamos ajudá-los nisso! Abs.

    ResponderExcluir
  22. Pois é, Paty... Sem dúvida, tanto a educação como os bons exemplos, direitos e deveres devem começar em casa;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Olá Patrícia! Muito importante falar sobre isso com as crianças e adolescentes e falar como fazer e os motivos! Aqui em casa também conversei com minha filha que ficou sem entender os motivos de quebrarem e saquearem o comércio...
    Parabéns pelo texto e gostei do que vc escreveu!
    beijos e desejo muita paz e alegrias em sua casa...sempre!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vinda!
Fico feliz que veio me visitar e deixou seu comentário!

Nota:

Todas as fotos postadas no blog (com exceção das produzidas pela FUXICANDO IDÉIAS ) foram pesquisadas, copiadas da internet e mencionadas suas fontes. Caso você detenha direito autoral sobre alguma delas, entre em contato para colocarmos os devidos créditos. Obrigada! Follow Me on Pinterest Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Follow my blog with Bloglovin
Subir